terça-feira, 9 de abril de 2013

Base de corte para a silhouette Cameo

Olá, estou aqui para dar uma ajudinha a todos que como eu, tem uma silhouette e precisa baratiar o custo nesta fase inicial para que a máquina possa render tudo o que pode.

Comprei minha máquina com muita dificuldade e já estou colhendo os bons frutos deste investimento. Porém, a base de corte tem uma vida útil complicada. Conforme vamos cortando as peças, ela vai sendo arranhada e perdendo a cola. 

Depois de muita pesquisa na internet, encontrei alguns blogues que me ajudara muiiitoooo... http://scrapembrasilia.blogspot.com.br/ com várias dicas legais, http://silhouetteiravoadora.blogspot.com.br este com dicas muito boas onde encontrei muita informação para montar minha própria base de corte e outras tantas dicas, comprei o curso online, que me ajudou com algumas dificuldades e pretendo comprar o segundo curso também, recomendo muito.

 Nestes blogues, encontrei os dados da Adines (http://artesdadaines.blogspot.com.br/) que também tem um blog, ela comenta muitos posts e dá várias dicas foi com estas dicas que consegui começar a fazer as minhas bases. Ela vende bases de corte, porém para mim ainda custa caro, é praticamente metade do preço da original, mas ainda assim para mim estava caro.

Então reunindo tudo que encontrei a respeito comecei os testes. Em um dos blogs vi a dica de usar acetato para fazer uma nova base. Porém, aqui na cidade onde moro é mais fácil encontrar doação de ouro do que acetato!rsrsrs Ai, recorri a internet e achei algumas papelarias que vendiam, porem tem zilhões de espessuras e não sabia identificar qual seria a correta para a base. Em um post, vi a dica de utilizar radiografias antigas. Já tinha visto isso ser utilizado para moldes de trabalhos com papel vegetal, então consegui algumas radiografias grandes perfeitas para o que eu precisava.

No youtube encontrei um vídeo ensinando a limpara a radiografia, para que ela fique transparente de novo. Depois de limpa ela fica azul transparente, ou seja, acetato! Da espessura perfeita! Segue o link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=j56OQDDQzuc .

Trocando em miudos, você vai precisar de uma bacia que caiba a radiografia, e vai colocar agua até cobrir as folhas de acetato. Eu utilizei três litros, isso vai depender da bacia que você tem, o importante é que a agua cubra a radiografia e que esta fique esticada dentro do recipiente. Antes de mergulhar a chapa, você adiciona cerca de 20ml de candida para cada litro de agua. Confesso que não medi muito bem, mas deu certo. No vido eles dizem 12 horas de molho. Em duas horas uma das chapas já estava transparente. como coloquei duas juntas, a que ficou por baixo precisou de mais uma hora para soltar toda a parte preta. Você pode esfregar com o lado verde de uma esponja de loça, mas eu nem precisei desse recurso, sai sozinho, só uma pontinha tive de dar uma leve esfregada. Depois de retirar todo o excesso de agua, deixe secar bem. 

Feito isso, eu coloquei esse acetato na frente da base de corte, no meu caso como tinha um bem grande, cortei exatamente do tamanho da base e com uma regua e uma caneta permanente fiz todas as marcações.

Em seguida, isolei com fita crepe as laterais e passei uma cola em spray da 3m que se chama spray mount. Essa cola é cara, comprei na Kalunga e paguei R$38,00 mas dá pra usar muuuuiiitaaaassss vezes, rende de mais! É só espirrar na base e depois que essa cola seca fica grudentinha do jeito que precisamos. Porem temos que tomar alguns cuidados: usar essa cola em um local arejado pois é meio fididinha, isolar a área com plasticos, saco de lixo, etc não nunca em ipotese nenhuma use jornal! 


Para proteger a base, como não faço nem idéia de que tipo de material é aquele papelzinho que vem na base original, eu abri um saquinho plástico, aqueles com furo mesmo, abri a lateral e o fundo e estiquei ele em cima da base, dá certinho. Dica: corte pelo lado dos furos, aberto ele fica maior do que a base ai você pode eliminar os furos cortando o excesso.

Espero que a dica tenha ajudado, eu estou super feliz com minhas novas bases!

Beijuss






17 comentários:

Anônimo disse...

nossa! que legal !
sempre quis comprar essa máquina só que tinha medo de exatamente isso, com um tempo ter que ficar comprando essa base que é cara, mas agora você encontrou a solução, muito grato, vou fazer um esforço e comprá-la.

Anne disse...

Que bom poder te ajudado! Compre sim é um excelente investimento!

Anônimo disse...

Ola gostaria de comprar essas Base de Silhouette portatil, como devo proceder? Meu email é raquelbrodrigues@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito bom mesmo...tenho uma máquina e estou sem estoque de base e tb esta faltando no site do tamanho que preciso...amanhã mesmo farei o teste. Muito obrigada!

Anônimo disse...

Ah...só uma coisa, eu que escrevi o recado de cima, mas esqueci de perguntar o tempo de secagem da cola e se precisa colocar alguma coisa em cima enquanto ela seca... obrigada!!! ;)

Alegrando com arte disse...

Super dica. Vamos tentar.
Obrigada
Bjs
Pati e Cris

Anônimo disse...

Olha, eu descobri o material de película da base:
Laminação acetato semitone

Anônimo disse...

Valeu a dica, obrigada!!! :-)

Ariane

Anne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anne disse...

Olá pessoal, desculpe a demora nas respostas, mas por problemas de saude não pude responder antes. O Material de Laminação de Acetato Semitone é realmente bem parecido com o material da Silhouette, mas achei dificil encontra-lo. O bom e velho saquinho com furos tem feito bem esse trabalho e com um custo imcomparável rsrsrrs. Quanto a cola da 3M ela é mesmo chatinha de usar, se colocar algo em cima com ela ainda humida vai grudar com toda certeza. O que eu faço... eu passo a cola e deixo secar por cerca de 15 minutos e depois cubro com o plástico. Para a primeira utilização, por causa da cola nova eu passo os braços na base até que o toque diminua. Vi isso em um blog silhoeteiravoadora.com.br e aproveitei a dica. No video que acompanha a máquina também tem essa dica para a cola da base original. Se for usar cola permanente para artesanato, a dica é quase a mesma.... passar a cola, deixar secar por cerca de 15 minutos e só depois usar. Espero ter ajudado. Obrigada pelos post fico muito feliz de saber que acompanham o blog..apesar de ter ficado um pouco abandonado...rsrsrs bjss e mais uma vez obrigada!

Anne disse...

Ariane, Paty, Cris... agradeço a todos de coração! bjsss

Tiago disse...

Da certinho isso, e fica até melhor que a original, só uso base de raio x agora, corta melhor e esse spray mount é ideal.. mt bom msm...

Anne disse...

Que bom que deu certo Tiago! Fico muito feliz em poder ajudar! bjss

Dobra e Desdobra disse...

Olá tudo bem, sera que você poderia me passar os tamanhos
da margem, pois comprei a Silhouette usada e a base que veio não está correta, estou fazendo outra, agradeceria muito.

RobertaR disse...

Gente desculpa a ignorância, mas o que é candida? Onde compro?

Annette Zorér de Aguiar disse...

Oi Roberta, tudo bem? É um produto de limpeza que você encontra com facilidade em qualquer super mercado ok! Bjssss

Annette Zorér de Aguiar disse...

Oi Roberta, tudo bem? É um produto de limpeza que você encontra com facilidade em qualquer super mercado ok! Bjssss

Postar um comentário

Para solicitar uma peça não esqueça de deixar o seu e-mail para contato. Obrigada.