terça-feira, 9 de abril de 2013

Base de corte para a silhouette Cameo

Olá, estou aqui para dar uma ajudinha a todos que como eu, tem uma silhouette e precisa baratiar o custo nesta fase inicial para que a máquina possa render tudo o que pode.

Comprei minha máquina com muita dificuldade e já estou colhendo os bons frutos deste investimento. Porém, a base de corte tem uma vida útil complicada. Conforme vamos cortando as peças, ela vai sendo arranhada e perdendo a cola. 

Depois de muita pesquisa na internet, encontrei alguns blogues que me ajudara muiiitoooo... http://scrapembrasilia.blogspot.com.br/ com várias dicas legais, http://silhouetteiravoadora.blogspot.com.br este com dicas muito boas onde encontrei muita informação para montar minha própria base de corte e outras tantas dicas, comprei o curso online, que me ajudou com algumas dificuldades e pretendo comprar o segundo curso também, recomendo muito.

 Nestes blogues, encontrei os dados da Adines (http://artesdadaines.blogspot.com.br/) que também tem um blog, ela comenta muitos posts e dá várias dicas foi com estas dicas que consegui começar a fazer as minhas bases. Ela vende bases de corte, porém para mim ainda custa caro, é praticamente metade do preço da original, mas ainda assim para mim estava caro.

Então reunindo tudo que encontrei a respeito comecei os testes. Em um dos blogs vi a dica de usar acetato para fazer uma nova base. Porém, aqui na cidade onde moro é mais fácil encontrar doação de ouro do que acetato!rsrsrs Ai, recorri a internet e achei algumas papelarias que vendiam, porem tem zilhões de espessuras e não sabia identificar qual seria a correta para a base. Em um post, vi a dica de utilizar radiografias antigas. Já tinha visto isso ser utilizado para moldes de trabalhos com papel vegetal, então consegui algumas radiografias grandes perfeitas para o que eu precisava.

No youtube encontrei um vídeo ensinando a limpara a radiografia, para que ela fique transparente de novo. Depois de limpa ela fica azul transparente, ou seja, acetato! Da espessura perfeita! Segue o link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=j56OQDDQzuc .

Trocando em miudos, você vai precisar de uma bacia que caiba a radiografia, e vai colocar agua até cobrir as folhas de acetato. Eu utilizei três litros, isso vai depender da bacia que você tem, o importante é que a agua cubra a radiografia e que esta fique esticada dentro do recipiente. Antes de mergulhar a chapa, você adiciona cerca de 20ml de candida para cada litro de agua. Confesso que não medi muito bem, mas deu certo. No vido eles dizem 12 horas de molho. Em duas horas uma das chapas já estava transparente. como coloquei duas juntas, a que ficou por baixo precisou de mais uma hora para soltar toda a parte preta. Você pode esfregar com o lado verde de uma esponja de loça, mas eu nem precisei desse recurso, sai sozinho, só uma pontinha tive de dar uma leve esfregada. Depois de retirar todo o excesso de agua, deixe secar bem. 

Feito isso, eu coloquei esse acetato na frente da base de corte, no meu caso como tinha um bem grande, cortei exatamente do tamanho da base e com uma regua e uma caneta permanente fiz todas as marcações.

Em seguida, isolei com fita crepe as laterais e passei uma cola em spray da 3m que se chama spray mount. Essa cola é cara, comprei na Kalunga e paguei R$38,00 mas dá pra usar muuuuiiitaaaassss vezes, rende de mais! É só espirrar na base e depois que essa cola seca fica grudentinha do jeito que precisamos. Porem temos que tomar alguns cuidados: usar essa cola em um local arejado pois é meio fididinha, isolar a área com plasticos, saco de lixo, etc não nunca em ipotese nenhuma use jornal! 


Para proteger a base, como não faço nem idéia de que tipo de material é aquele papelzinho que vem na base original, eu abri um saquinho plástico, aqueles com furo mesmo, abri a lateral e o fundo e estiquei ele em cima da base, dá certinho. Dica: corte pelo lado dos furos, aberto ele fica maior do que a base ai você pode eliminar os furos cortando o excesso.

Espero que a dica tenha ajudado, eu estou super feliz com minhas novas bases!

Beijuss